Facebook

Resenha: Garotas de Vidro ♥ Laurie Halse Anderson

15 setembro 2017


Foto: Divulgação/Garotas de Vidro
tulo: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Avaliação:★★

    Garotas de Vidro é escrito em forma de diário por Lia, uma garota de 18 anos que está em constante conflito com seu peso, ela possui distúrbios alimentares, conta a caloria de todos os alimentos, se pune quando come demais e constantemente chama a si mesma de estúpida e feia.
   O livro começa quando Lia descobre que Cassie, sua ex-melhor amiga, foi encontrada morta em um quarto de hotel. Lia não sabe o motivo da morte de Cassie, mas a garota ligou 33 vezes para ela, 33 ligações pedindo ajuda, o que deixa Lia completamente abalada.

   Cassie também possuía distúrbios alimentares, no inicio não sabemos o que afastou as duas, mas aos poucos descobrimos detalhes do relacionamento delas e nos aprofundamos em suas doenças e angústias, descobrindo também como a amizade entre elas começou.

   Com a morte de Cassie, os pais de Lia ficam preocupados que a filha tenha uma recaída, já que ela voltou recentemente de uma internação e no passado elas eram muito unidas. Morando com o pai devido à atritos que ela teve com a mãe, a madrasta pesa Lia para controlar seu peso e eles tentam vigiá-la, mas como toda a história é contada por Lia, vemos que ela consegue burlar até mesmo a pesagem.

"Mordi, mastiguei, engoli dia após dia, e menti, menti, menti (Quem quer se recuperar? Levei anos para chegar aquele peso. Eu não estava doente; eu estava forte)"

   Assustada e lutando com seus inúmeros fantasmas, a garota vive em constante frustração, ela não sabe como Carrie morreu, seus pais são ausentes e ela não reconhece mais o que é realidade e o que é mentira.

   À beira de um precipício e obcecada por magreza, ela se olha no espelho e se vê sempre gorda e feia, mesmo que a maioria dos seus ossos esteja aparecendo. Sempre que está com fome se chama de estupida e se corta buscando alívio para a dor.

"Eu sei que sou eu, mas não sou eu, não de verdade. Não sei como sou. Não consigo lembrar como é que a gente faz para parecer alguma coisa."

   Esse não é um livro leve, ele toca em temas muito pesados como automutilação e suicídio, além dos distúrbios alimentares. É doloroso e real.

   Eu fiquei angustiada, em muitos momentos me senti mal, senti as angustias, os sentimentos e o desespero de Lia, eu tive uma sensação de impotência por não poder ajuda-la e por pensar em quantas garotas podem estar passando por algo parecido.

   A autora foi muito inteligente, habilidosa e expôs o tema de forma verdadeira, que nos incomoda, nos deixa tensos e nos faz um alerta muito importante.

   Apesar de ser um livro pesado a leitura é fácil, li bem rápido e fiquei impressionada com o que a autora me fez sentir e o quanto me trouxe reflexões. Acredito que nem todas as pessoas vão gostar, muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis, mas pra mim foi uma experiência única pois o livro nos mostra não só a visão que a personagem tem do próprio corpo, que não é muito diferente do modo como muitas pessoas se veem, mas também como as pessoas enxergam Lia, os garotos como se ela estivesse morta e as meninas com inveja.

   É um livro que mexeu comigo, que me fez pensar muito e que indico principalmente para os jovens, porque ele nos aprofunda em um assunto que é pouco discutido e nos faz ter uma visão diferente.


"Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais fácil, uma risada inesperada, um espelho que não importa mais."

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.