Facebook

Resenha: O Menino do Pijama Listrado ♥ John Boyne

22 dezembro 2017


Foto: Divulgação/O Menino do Pijama Listrado
tulo: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 190
Avaliação:★★

"-Não permitem que você saia? Por quê? o que você fez?
-Sou Judeu."

   O menino do Pijama Listrado se passa na Alemanha, Segunda Guerra Mundial. Conhecemos Bruno, um garotinho de 9 anos, inocente, filho de um comandante nazista. O garoto não sabe o que está acontecendo no país, sabe apenas que precisará se mudar de Berlim, deixando os amigos para trás, para ir morar em um local remoto e isolado chamado Haja-Vista.
   Da janela do seu quarto na nova casa ele enxerga uma cerca e muitas pessoas vestindo pijamas listrados, não entende porque eles estão lá, nem porque parecem tão tristes, ele não sabe que ele e sua família se encontrão perto de um Campo de Concentração onde seu pai é comandante.

   Entediado e sem ninguém com quem brincar, Bruno começa a sair escondido, andando ao redor da cerca, onde ele encontra Shmuel, um garoto de 9 anos que coincidentemente nasceu no mesmo dia que ele, um garotinho judeu que precisa ficar do outro lado da cerca.

   Contrariando as possibilidades, esses garotinhos de lados opostos se tornam amigos, Bruno leva comida escondido para Shmuel e eles passam as tardes conversando. Para eles não existe nazismo, ódio ou diferenças, eles são apenas crianças que encontram conforto e alegria na companhia um do outro.

   O livro é muito delicado, narrado em terceira pessoa, mostra uma inocência que não existe mais. A ingenuidade de Bruno pode até chegar a irritar algumas pessoas, mas foi um livro que me trouxe diversas emoções.

  O que mais marca talvez seja o fato de que nós leitores entendemos o que está acontecendo, nós enxergamos a crueldade, mas essas duas crianças nos mostram que todos podemos viver em comunhão, no final nossas diferenças não querem dizer nada, somos todos humanos e todos merecemos respeito, compreensão e amor.

  Para mim foi impactante, a linguagem é simples, o livro é curtinho mas traz uma grande mensagem e o final é de cortar os nossos corações.

" Você é meu melhor amigo Shmuel, ele disse. Meu melhor amigo para a vida toda"

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.