Facebook

Resenha: O Último Adeus ♥ Cynthia Hand

02 fevereiro 2018

Foto: Blog New Romantic
tulo: O Último Adeus
Autor: Cynthia Hand
Editora: Darkside
Páginas: 352
Avaliação:★★


   "Desculpa mãe, mas eu estava muito vazio"


   Alexis Rigs é uma garota de 18 anos que está no terceiro ano do Ensino Médio e que sonha com um futuro brilhante, mas tudo aquilo que ela tinha como certo muda drasticamente quando seu irmão mais novo Tyler se mata com um tiro na garagem de casa, deixando apenas um post-it grudado no espelho.
   Lexie perdeu seu melhor amigo, confidente e além da raiva que ela sente do irmão pelo que ele fez, raiva de si mesma por não ter percebido os sinais, a culpa e as perguntas que ela se faz, ela tenta aprender a viver em um mundo sem ele e se manter forte, principalmente pela mãe, que vive chorando e bebendo desde a perda do filho.

  Devastada pela perda do irmão, com uma mãe alcoólatra e o pai ausente, seu terapeuta, Dave, propõe que ela escreva um diário para expressar sua dor em palavras, já que ela não consegue falar sobre o que está sentindo.

  Os capítulos se alternam entre a escrita de Lexie no diário e sua vida, sentimos a personagem muito próxima de nós, como se ela estivesse nos contando sua história, sentimos a dor de sua perda, sua insegurança e culpa.

   Lex se afasta de todas as pessoas com quem convivia, terminou com o namorado, culpa o pai, o que deixa o relacionamento entre eles ainda mais complicado. Suas notas estão caindo e ela precisa mantê-las para entrar na faculdade dos seus sonhos. Ela sente os olhares dirigidos a ela, percebe a pena na voz das pessoas, ela não se permite ser feliz, se afasta dos amigos e as lembranças a atormentam, além disso, ela começa a creditar que vê o irmão, sente o cheiro dele e acredita que ele quer algo dela.

   Ela se faz inúmeras perguntas, e se tivesse prestado mais atenção? Se tivesse conversado mais com ele? Ela não entende porque Tyler decidiu tirar a própria vida, após o divorcio dos pais há dois anos ele tentou se matar, mas fazia terapia, tomava os remédios e era um garoto aparentemente feliz, sempre sorridente, popular na escola e todos gostavam dele, então em que momento ele pensou que morrer seria a melhor opção? O que cada sorriso dele escondia? Será que em algum momento ele realmente tinha sido feliz ou era tudo encenação?

   O livro apresenta um ponto de vista diferente, mostra o que vem depois do suicídio, como a família reage, como nos sentimos após a perda de quem amamos, o sentimento de impotência, a culpa.

   O Último Adeus nos faz refletir sobre a vida, é pesado, triste, onde o processo de luto da personagem é mostrado de forma direta e verdadeira. Mostra também como as pessoas enxergam quem comete suicídio, como elas se comportam com os familiares e como evitam o assunto, mas principalmente nos faz pensar se estamos atentos aos sinais, nos faz questionar se realmente nos preocupamos ou se deixamos para lá porque acreditamos que é algo passageiro.

    Confesso que fiquei muito impressionada com essa leitura, cheguei a derramar algumas lágrimas. Eu sentia o que Lex sentia, a escrita me prendeu mesmo que não seja uma história cheia de reviravoltas. É um livro especial, mas simples, é profundo e impactante e a edição da Darkside é primorosa, tudo combina com a história e o livro é escrito em azul como se fosse escrito à caneta.

   Um fato interessante a destacar é que a autora perdeu um irmão nas mesmas circunstâncias, então acredito que por isso sua escrita seja tão real e emocionante, ela sabe como é passar por algo assim e indico esse livro tanto para quem perdeu alguém quanto a quem pensou ou pensa em se matar. Só deixo claro que se está esperando uma narrativa cheia de ação e reviravoltas vai se decepcionar, o foco do livro é realmente a perda, o luto e as indagações de quem perde alguém de forma tão dolorosa e difícil de entender. 

   É um livro para refletir e para lermos de coração aberto, nos colocando no lugar da personagem, para retirarmos do livro tudo o que a autora quer nos passar.
Foto: Darkside Books

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.