Facebook

Resenha: Sorrisos Quebrados ♥ Sofia Silva

26 fevereiro 2018

Foto: Andy Vieira/Divagações de Leitora
tulo: Sorrisos Quebrados
Autor: Sofia Silva
Editora: Valentina
Páginas: 232
Avaliação:★★

   "Passei a ter receio de respirar perto dele, ou parar de respirar nas mãos dele."


   Sorrisos Quebrados, da autora portuguesa Sofia Silva, começa com a protagonista narrando uma cena forte de agressão cometida pelo seu marido. É uma cena violenta, angustiante e que nos coloca para refletir quantas mulheres ainda se encontram em relacionamentos abusivos.
   Após esse relato encontramos Paola seis anos depois, ela sobrevive, mas terá cicatrizes para toda a vida, o lado de seu corpo está desfigurado, mas as piores marcas são as que Roberto deixou em seu interior, o medo, a raiva, todas as palavras que despedaçaram o seu coração e sua autoestima. 

   Ela vive em uma clínica que oferece apoio para pessoas com diversos traumas e nessa clínica ela se depara com André. Quando ela vê esse homem enorme e musculoso só consegue imaginar os danos que ele poderia causar a alguém como ela, mas a vida dos dois será entrelaçada pela pequena Sol, filha de André e paciente da clinica.

   Sol é uma garotinha introvertida, também marcada por um trauma e que encontra em Paola uma amiga. Para grande surpresa das pessoas, a garota se sente completamente à vontade e segura com Paola, chegando a sorrir em sua presença, talvez porque viu nas cicatrizes do seu rosto as marcas de seu coraçãozinho infantil. Ela e o pai sofreram muito, mas suas cicatrizes não estão visíveis como as de Paola e logo nossa protagonista descobrirá que André vive pela filha e que todo aquele tamanho só tem o objetivo de proteger a sua razão de viver.

   Paola mesmo com o que passou se recusa a ficar no escuro e utiliza a pintura como forma de fugir da dor, ela enche sua vida de cores e passará a trazer cor à vida de Sol e de André, o que aproximará os protagonistas e farão com que eles vejam além das aparências.

   O livro é narrado em primeira pessoa com pontos de vista alternados entre Paola e André. Ambos os personagens tem histórias de vida lindas  e emocionantes, o que nos aproxima da história.

  O inicio do livro me surpreendeu muito, Sol deu vida ao livro e do inicio ao fim me deixou fascinada, mas a parte sensual do livro me incomodou muito. O relacionamento dos protagonistas se desenrolou de forma muito rápida, as inseguranças e medos foram deixados de lado e o desejo tomou conta da narrativa. Em minha opinião a autora deveria ter trabalhado mais o trauma de ambos, amadurecido o relacionamento deles antes de entrar a parte sensual.

   Os diálogos poderiam ser mais bem trabalhados, senti falta de algumas explicações (não posso entrar em detalhes para não dar spoilers), mas os personagens são cativantes e a leitura flui muito bem.

    Era um livro que tinha tudo para ser incrível, a autora tem sensibilidade, a escrita é envolvente, mas acabou perdendo o foco, entretanto sei que o que me incomodou não vai ser problema para muitos leitores e por isso indico a leitura, principalmente para aqueles que gostam daquele romance mais picante e com muita emoção.


"- Um dia me fecharam num frasco com receio que eu pintasse o mundo.
- E o que fez?

- Pintei o meu mundo no frasco."


Nenhum comentário

Postar um comentário

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.